Artroscopia
Existe um mito de que a artroscopia é uma cirurgia realizada a laser, porém não é verdade. Nada mais é que uma cirurgia realizada com o auxílio de uma câmera. Para que ocorra é necessário que seja realizado corte na pele, porém o corte consegue ser pequeno, em geral menor que 1cm, o suficiente para que seja possível introduzir a ótica. É necessário realizar também mais 2 ou 3 cortes pequenos, que funcionam como túneis até a região interna do ombro. Tais túneis são chamados de portais e utilizados para que seja possível a introdução das pinças específicas para artroscopia.
A ótica possui em sua base um local para conectar com a câmera, onde será captada a imagem e um local para conectar o cabo de luz, que ligado a uma fonte de luz consegue gerar luminosidade dentro do ombro, tornando possível visualizar as estruturas internas.
Ótica
Base da ótica
Fonte de luz e seu cabo
Ótica conectada a câmera e a fonte de luz
A imagem captada pela câmera é levada através dos cabos para a torre, onde um aparelho a recepta e transmite para o monitor, sendo possível ao médico ver em tempo real o que está acontecendo. Como o espaço articular é pequeno e úmido devido ao líquido sinovial, utilizamos o soro fisiológico para aumentar o espaço e diluir o líquido sinovial que é turvo e amarelado. Para isso é necessário uma bomba, que infunde soro fisiológico para dentro da articulação de maneira contínua e com pressão, fazendo com que a cirurgia ocorra dentro da "água".
Torre e monitor
Atualmente, devido ao avanço tecnológico e com melhorias expressivas na qualidade dos materiais e da técnica cirúrgica, a artroscopia vem sendo usada cada vez mais. É uma técnica minimamente invasiva e pode ser indicada para o tratamento cirúrgico de diversas doenças do ombro. Lesões do manguito rotador, luxação recidivante do ombro, síndrome do impacto e tendinite calcária são tratadas na maioria das vezes por via artroscópica, quando existe a necessidade de tratamento cirúrgico. Vale lembrar da importância de conversar com seu médico sobre as vantagens e desvantagens do método, para que seja escolhido a melhor opção para o seu caso.