Anatomia do ombro
O ombro é formado por diversas estruturas que precisam trabalhar em conjunto para que sua função ocorra plenamente. Podemos dividí-las em: ossos, músculos, tendões, ligamentos, labrum, cartilagem, bursa e cápsula articular.
Ossos - São os ossos que servem como alicerces do nosso corpo, sem eles seríamos completamente moles e incapazes de ficarmos de pé. O ombro é uma articulação entre o úmero e a glenóide, (art. gleno-umeral) existindo outros ossos na região que são fundamentais para a boa função do ombro. São eles: Acrômio, clavícula e escápula. Os ossos podem apresentar proeminências, sulcos e formas que podem ser nominadas. As mais importantes são:

- Úmero: Tuberosidade maior, tuberosidade menor, sulco do bícepes, cabeça umeral.
- Escápula: Glenóide, espinha da escápula, corpo da escápula, processo coracóide.

Músculos - São responsáveis pela nossa força motora. O ombro apresenta diversos grupos musculares. Os mais importantes são:
- Manguito rotador: são 4 músuclos que estão bem próximos a articulação, são porfundos e agem principalmente na estabilidade do ombro e nos movimentos rotacionais.
- M. Supraespinhal - importante na elevação do membro
- M. Infraespinhal - importante na rotação externa do membro
- M. Redondo menor - auxilia na rotação externa do membro
- M. Subescapular - importante na rotação interna do membro

- Estabilizadores da escápula: Quando movimentamos o ombro a escápula se desloca a fim de equilibrar o úmero, aumentando a amplitude de movimento e estabilizando a articulação gleno-umeral. Para isso existem diversos músculos que atuam sobre a escápula. Os principais são: M. Serrátil anterior, M. trapezio (superior e inferior), M. romboides e M. elevador da escápula. Desequilibrio nesses músculos podem causar dores e doenças com escápula alada e discinesia escápulo-torácica.
Vista Posterior

Tendões - Funcionam como cordas que ligam os músculos aos ossos, assim começam nas fibras de um músculo e se incerem em alguma parte do osso. No ombro, os mais importantes são os tendões do manguito rotador, que quando doentes podem causar tendinites e até rupturas.
O t. supraespinhal, t. infraespinhal e t. redondo menor se incerem na tuberosidade maior, enquanto o t. subescapular na tuberosidade menor.


Ligamentos - São fibras que conectam dois ou mais ossos, agindo na estabilização entre eles. No ombro basicamente existem ligamentos com a função de estabilizar o úmero com a glenóide e a clavícula com o acrômio. Na maioria das vezes os ligamentos recebem o nome dos dois ossos que eles ligam.
- Lig. gleno-umeral superior, inferior e médio
- Ligs. coraco-claviculares, ligs. acromio-claviculares, lig. coraco-acromial

Algumas lesões traumáticas podem ocasionar ruptura de ligamentos, levando eventualmente em instabilidade articular. Por exemplo, uma lesão nos gleno-umerais pode cursar com instabilidade do ombro. Uma lesão nos coraco-claviculares pode cursar com LAC.

Labrum - Também conhecido como lábio glenoidal, é um tecido que circunda a margem da glenóide, sendo útil para aumentar a estabilidade do ombro. Age basicamente de 3 maneiras:
- Aumenta a área da glenóide;
- Cria uma pressão negativa intra-articular conforme o úmero se distancia da glenóide;
- Possui mecanorreceptores que "avisam" os músculos que o ombro está deslocando e estes se contraem. inconscientemente, mantendo o ombro no lugar.
Cartilagem - É uma capa que recobre os ossos nas articulações. Os ossos são ásperos como uma pedra porosa. Nas articulações, o que evita o contato direto entre os ossos é a cartilagem. É um tecido rico em colágeno, sendo extremamente liso e levemente macio. Uma cartilagem saudável é branca e sem irregularidades. No ombro temos a cartilagem que recobre o úmero e a que recobre a glenóide. O desgaste da cartilagem leva a artrose.

Bursa - É um tecido que fica ao redor dos tendões, servindo para protegê-los, como uma papel bolha. Na presença de inflamação local por sobrecarga ou trauma podem aumentar de tamanho, sendo preenchidas por líquido. (Bursite)

Cápsula articular - Funciona como um saco que recobre toda a articulação, isolando o espaço intra-articular do extra-articular. Com isso mantém o liquido sinovial dentro da articulção, lubrificando e nutrindo a cartilagem. Algumas pessoas podem desenvolver uma inflamação na cápsula, ocasionando a capsulite adesiva.